E se você fosse o novo presidente?

Designated-Survivor

“O Parlamento mais poderoso do mundo foi atacado. E, agora, você é o presidente”.  A frase impactante e inusitada marca a série “Designated Survivor” ou Sobrevivente Designado, em tradução livre. Esse é o ponto alto da trama que se desenrola em 21 episódios.  Em meio ao caos, Tom Kirkman, personagem de Kiefer Sutherland, agora é o novo presidente dos Estados Unidos.

Mas antes é preciso saber mais sobre essa função. Sobrevivente Designado é um cargo idealizado para que, caso algo catastrófico aconteça, a continuidade do governo seja plenamente mantida. Um ponto alto da série é mostrar que, em meio às sujeiras políticas, há pessoas que agem e trabalham pelo bem coletivo, sendo o protagonista a grande prova disso.

Kirkman era um homem comum, feliz e realizado. O novo cargo traz muitas reviravoltas, fazendo-o repensar atitudes e valores. Na atuação como presidente, sendo esse o lado mais explorado, o personagem tem que superar desafios e solucionar problemas que surgem a cada segundo. Acrescenta-se a isso os questionamentos e pressão do restante do país com o objetivo de derrubá-lo.

 Se você tem afinidades com meio jurídico ou jornalístico também vai adorar assistir cada minuto dessa história. A cada desafio, esses profissionais são colocados à prova, sendo os assessores de impressa do presidente os mais testados durante todo o processo. Hannah Wells (Maggie Q), agente do FBI, é a grande mocinha. Entre atentados, sequestros e perda de amigos em combate, ela é quem consegue finalmente prender os vilões e solucionar os problemas. Seu faro investigativo faz com que sempre desconfie das obviedades e “culpados” dos ataques.

A reviravolta impactante da série é descobrir que, na verdade, os inimigos e verdadeiros culpados pela catástrofe são patriotas fanáticos pelo poder.

A história traz o clichê islâmico para o debate, mostrando o conflito com o terrorismo e o oriente. Afinal, quem desconfiaria que os vilões seriam os próprios americanos?

Essa espécie de ficção, suspense e algumas doses de realidade te prendem na cadeira. E ao final de cada episódio você estará tomado pela ansiedade e curiosidade pelos próximos capítulos. Quando digo os próximos, é na real intenção do “depois”, “mais tarde” ou melhor dizendo, na próxima semana. Foi essa mais uma tática encontrada pela produção, liberar um capítulo por semana, despertando muito mais que o interesse, mas também o amor e ódio.

Ficha Técnica

A série é dirigida por  David Guggenheim, entre os personagens principais da trama estão:

Kiefer Sutherland (Presidente dos Estados Unidos), Natascha McElhone (Primeira-Dama dos Estados Unidos), Adan Canto (Chefe de Gabinete da Casa Branca), Italia Ricci (Conselheira Especial do Presidente Emily Rhodes), LaMonica Garrett (Agente do Serviço Secreto), Tanner Buchanan (Leo Kirkman, o filho rebelde de Tom e Alex), Kal Penn (Secretário de Imprensa da Casa Branca Seth Wright) e Maggie Q (Hannah Wells, Agente do FBI).

A primeira temporada com 21 capítulos foi exibida pela Netflix, rede de entretenimento via streaming.

Andressa Mendes

Anúncios