Uma rádio para os alunos

Um lugar que através das palavras e entonação pode transmitir informações, músicas, alegria, cultura. Uma oportunidade de aprimorar a teoria com a prática, principalmente para muitos estudantes de jornalismo. Acende-se um botão vermelho e logo se inicia o momento de dar vida à fala. Esse cenário se faz presente no laboratório de rádio da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Composto por microfones, computadores com programas específicos para transmissão e placa de captura de áudio, tudo está direcionado para o aperfeiçoamento de atividades ou programas que podem acontecer numa rádio. Quando o laboratório foi inaugurado, em 2003, houve muitas dificuldades pela falta de equipamentos e especialistas para auxiliar na montagem e também na realização de projetos, como mencionaram professores e técnicos.

Hoje os alunos contam com a disponibilidade e dedicação de dois técnicos: Daniel Dias e Célio Roberto. “Atualmente a nossa estrutura atende as necessidades, porém falta a atitude dos alunos em tomarem essa causa para si, explorando o campo de oportunidades que eles tem e fazendo a divulgação”, comentou  Daniel Dias.

Uma das programações que mais marcou a rádio web foram os debates ao vivo desenvolvidos pelos professores Tatyana Lima e Maurício Bittencourt. Foram convidadas pessoas que não são acadêmicas, sendo abordados temas polêmicos que estavam acontecendo no momento, como política, havendo espaço para a exposicão de opiniões, uma característica marcante em radialistas.

Muitas pessoas acreditavam que o rádio ia acabar ou ficar em desvantagem com a criação da Internet, mas as duas plataformas se tornaram aliadas. Havendo a oportunidade de transitar entre o rádio convencional e a web, os alunos podem estar sempre ligados a esse meio de comunicação do curso, que funciona das 16h às 21h.

Sabrina Nascimento