Personalidade humana

Todo ser humano precisa um aglomerado de emoções, reações, semelhanças, pensamentos e ações que irão formar o que um indivíduo precisa para definir o que ele realmente é, ou seja a sua personalidade.

Cada pessoa começa a definir sua personalidade de acordo com o tempo, enquanto vai crescendo. Muitos só conseguem estabelecê-la quando já são adultos. Isso acontece por fatores sociais que podem impedir ou atrasar o ser humano de desenvolver determinadas características como o afeto, a honestidade e a criatividade.

A família tem um papel muito importante na formação do filho, pois são as influências fortes na vida de cada pessoa. É de crucial importância uma estrutura, não apenas financeira mas também psicológica, para alicerçar os sentimentos de uma criança em desenvolvimento.

Mas uma família estruturada está distante de se tornar realidade na vida de muitas pessoas. Segundo a UNICEF, no Brasil existem 8 milhões de crianças abandonadas, sendo que 2 milhões delas estão vivendo nas ruas. E todas essas crianças estão fomando a sua personalidade e são expostas a comportamentos indevidos como a desonestidade, o vício, a fome, podendo levar à baixa auto-estima e à depressão.  

Na grande maioria desses casos, quando crescem se tornam adultos com sentimentos desequilibrados, pois não tiveram um apoio emocional para estabelecer sua personalidade. Podem se tornar pessoas que são vistas negativamente pela sociedade, que a exclui do meio social.

Tudo o que cerca um indivíduo pode compor sua personalidade, como as influências que o rodeiam como a família, escola, religião e amigos. Cabe a cada pessoa respeitar e entender o espaço da outra, seu jeito diferente, não podendo delimitar como uma pessoa deve ser. É importante o direito de escolha, na hora da formação intelectual, da criatividade, da religião, do modo de falar e de se vestir.

A questão é que cada um desenvolve personalidades diferentes e isso acaba se tornando um conflito. Portanto, para uma personalidade ser bem definida, são necessárias influências que saibam lidar com o diferencial de cada um e também para que o indivíduo se sinta à vontade para ser quem ele desejar.

Sabrina Nascimento da Silva

Anúncios